Menu

sábado, 17 de novembro de 2018

Uma rápida passagem por Portovenere

Localizada em uma península ao lado de La Spezia, na Ligúria, encontra-se uma pequena cidade balneária que, por ter abrigado, na antiguidade, um templo em homenagem à deusa Vênus, acabou recebendo o nome de Portovenere (pelo menos, esta é uma das teorias mais aceitas para explicar o seu nome).  E, pela similaridade e proximidade com Cinque Terre, acabou recebendo a alcunha de sexta terre.

Portovenere

Como estávamos de carro, saindo de La Spezia após nossa visita a Cinque Terre, não resistimos à tentação de fazer uma parada rápida em Portovenere. E não nos arrependemos desta decisão. Na verdade, nos arrependemos mesmo foi de não ter ficado mais tempo por lá ou até mesmo nos hospedado na cidade. Amamos tanto que já decidimos retornar um dia para poder aproveitar mais o lugar.


O mapa mostra a localização de Portovenere


Arrisco até a dizer que achamos uma melhor ideia ficar hospedado em Portovenere do que em Cinque Terre. Até porque há barcos regulares a interligando às terres, possibilitando, assim, que você monte base por lá e passe um dia ou mais explorando Cinque Terre. Para verificar as tarifas e horários dos barcos, você pode clicar aqui.

Os barcos também interligam La Spezia a Portovenere, mas não há estação de trem na cidade, de forma que, por terra, você pode ir de:

1. Ônibus: saindo de La Spezia, a linha é a 11/P e pode ser pega próximo à estação ferroviária.  De lá,, basta caminhar por cerca de 10 minutos até a Viale Giuseppe Garibaldi e, na parada de ônibus, aguardar o transporte público.  

2. Carro, como nós fizemos. A estrada é sinuosa e vai percorrendo, em sua maior parte, o litoral. Com um aplicativo de GPS conseguimos chegar sem nenhum problema.

Mapa mostrando o trajeto de carro entre La Spezia e Portovenere

Uma vez na cidade, procuramos um local apropriado para estacionar o carro, ou seja, um estacionamento limitado por linhas azuis. Assim como em outras cidades italianas, o turista só pode estacionar nestes locais, sendo proibido e passível de multa parar o carro em locais limitados por linhas brancas ou amarelas. E lembre-se de fazer o pagamento no paquímetro mais próximo, já estipulando o tempo que pretende ficar com o carro parado ali.

Como chegamos à cidade já próximo ao por do sol, não tivemos dificuldade em encontrar vagas próximo ao centro histórico, mas, sem dúvida, durante o dia, não será tão fácil. Se resolver se hospedar por lá e estiver de carro alugado, sugiro verificar a disponibilidade de estacionamento pelo hotel, já que sairá bem caro fazer uso do estacionamento público.

Com o carro estacionado, saímos passeando pelo calçadão da orla com vista para o mar da Ligúria. Notamos a presença de muitos barcos ancorados, já que, durante o dia, a navegação até as ilhas próximas a Portovenere é super popular entre os turistas.

Seguindo rumo ao centro histórico após estacionar nosso carro


Conseguimos estacionar na orla, já começando o passeio com a bela vista do chamado Golfo dos Poetas


Muitos barcos ancorados na orla de Portovenere


Logo chegamos à parte principal da cidade, com seus coloridos prédios voltados para o mar e repletos de restaurantes, cafés e sorveterias, com mesas estrategicamente dispostas na calçada. Àquela hora, o movimento já estava bem tranquilo e, provavelmente, concentrado apenas naqueles que estavam montando base na cidade.

Chegando à parte histórica de Portovenere, localizada na extremidade da península. Os prédios coloridos chamam a atenção. Vê-se também a marina da cidade.

No alto da colina por trás dos prédios históricos, avistamos também o Castello Doria


Durante o passeio, avistávamos uma das atrações turísticas da cidade, mas que não tinha como visitarmos naquela hora: o Castello Doria. Localizado no topo de uma colina, por trás dos poucos prédios do centro de Portovenere, a antiga fortaleza deve proporcionar lindas vistas da cidade e da natureza ao seu redor.

O Castello Doria abre à visitação das 10:30 às 18:30h e o ingresso custa 5 euros.

Apreciando a bela Portovenere



Seguimos pelo calçadão do centro histórico, super tranquilo à quela hora


Os prédios coloridos lembram muito os de Cinque Terre


No calçadão, mesas dos muitos restaurantes locais estrategicamente dispostas de frente ao mar


Quem não gostaria de comer avistando o Golfo dos Poetas


Continuando a curta caminhada até a parte mais extrema da península sobre a qual está o centro de Portovenere, chegamos a um conjunto de ruínas em torno da Igreja de San Pietro (construída no local que abrigava o Templo de Vênus, citado no início do post). 

Igreja de San Pietro

E foi ali que tivemos a parte mais gratificante desta curta visita a esta linda cidade: a inesquecível visão do por do sol no Golfo de La Spezia (ou Golfo dos Poetas).

Chegando à ruína, foi olhar à nossa direita e ter esta linda vista do por do sol


Impossível não ficar um bom tempo ali apreciando

Visitamos Portovenere na hora certa

Já que só íamos mesmo passar pouco tempo em Portovenere que sorte ter ido exatamente durante o por do sol. Foi a forma perfeita de finalizar a visita a  Cinque Terre. 


Das ruínas, também se pode ver, no paredão rochoso que contorna a baía, a famosa Gruta de Byron, cujo nome em homenagem ao famoso poeta inglês se deve ao fato do mesmo ter nadado pelo Golfo de La Spezia partindo exatamente desta gruta. Pelo menos é o que diz a lenda. O que se sabe de fato é que Byron foi até Portovenere buscar inspiração para seus escritos. Certo ele! Afinal, o local é, realmente, inspirador. Tanto que o Golfo de La Spezia é também conhecido como o Golfo dos Poetas.

Esta passagem vista no muro é o início do acesso à Gruta de Byron

Lá está Técio após atravessar a porta mostrada acima e seguir para o caminho que contorna o rochedo até a Gruta de Byron

Vale ressaltar, no entanto, que a Gruta de Byron em si é fechada. Portanto, não espere entrar na gruta, mas apenas vê-la por fora. Mas se você fizer questão de entrar em uma, pode seguir até a Gruta Azul. Esta é uma outra atração de Portovenere, que faz parte de um famoso passeio de barco pelo golfo, incluindo as ilhas de Tino, Tinetto e Palmaria. 

Quem tiver sorte, ainda verá golfinhos durante o passeio, que custa, atualmente, 13 euros por pessoa. O passeio é feito pela mesma companhia marítima que faz a conexão com La Spezia e Cinque Terre: a Consorzio Marittimo Turistico 5 Terre. Infelizmente, àquela hora, não havia mais o passeio disponível.

Da orla, vemos as ilhas que são visitadas no passeio de barco


Sorte tem a gaivota que não depende do barco para ir até elas

E, assim, finalizamos a visita a Cinque Terre completamente apaixonados por Pertovenere. O por do sol visto de lá foi um dos momentos mais inesquecíveis de toda a viagem pela Itália e, sem dúvida, recomendamos que você dedique pelo menos um dia da sua passagem pela Ligúria a esta cidade que inspirou poetas e que continua inspirando não apenas italianos mas também turistas de todo o mundo.

Inesquecível


Vênus deve estar orgulhosa!


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio


Nenhum comentário:

Postar um comentário