Menu

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Conhecendo a Torre de Pisa

Pisa foi a cidade da Toscana onde pousou o nosso voo e, portanto, foi por onde iniciamos a nossa roadtrip por esta bucólica região da Itália. Desta forma, saímos dirigindo do aeroporto da cidade direto para a mais famosa atração da cidade, a curiosa torre inclinada de Pisa.

A Torre de Pisa
A cidade, com seus mais de 80 mil habitantes, é a capital da província de mesmo nome e uma das mais importantes da Toscana. Fica bem próxima ao litoral e é cortada pelo famoso Rio Arno, o mesmo que atravessa Florença. Passamos pelo rio no caminho até a torre, parando para uma foto, claro!

O Rio Arno na cidade de Pisa

A Piazza dei Miracoli é a área da cidade onde se encontra a Torre de Pisa, mas esta não é a única atração do local, dividindo, com a Catedral de Pisa e o Batistério, a beleza histórica do lugar. Aliás, a famosa torre foi construída com o objetivo de servir de Campanário para a igreja e não teria se tornado uma das principais atrações turísticas da Itália se não fosse a sua inclinação iniciada logo após o começo da sua construção e que, atualmente, é de quase 4 graus.



A Piazza dei MIracoli (ou Piazza del Duomo), com os seus três ícones arquitetônicos: o Batistério, a Catedral e o Campanário (a famosa Torre de Pisa)

A entrada principal para a Piazza dei Miracoli pode ser acessada a partir da Via Bonanno Pisano. Nesta rua, há um estacionamento público, pago, que será de grande utilidade para aqueles que, como nós, seguirem para lá de carro. O mapa abaixo mostra a localização exata do estacionamento.

O mapa destaca o estacionamento Parcheggio di Piazza dei Miracolia à oeste da Via Bonanno Pisano. Do outro lado, fica a Piazza del Duomo.

O estacionamento possui cancela e o pagamento só deverá ser feito ao final da visita, através do parquímetro, que calculará o valor a depender do tempo durante o qual o turista manteve seu veículo estacionado. Na época da nossa visita, estava custando 2 euros por hora.

Na entrada do estacionamento, pegamos esta ficha verde


Ao final da visita, inserimos a ficha neste parquímetro que, então, calcula o valor a ser pago

Com o carro estacionado, basta atravessar a rua, e acessar a muralha que a separa da Piazza dei Miracoli. Próximo ao portão que atravessa a muralha, concentram-se várias barracas de souvenir, nas quais você poderá garantir a sua lembrancinha de Pisa.

A muralha que dá acesso à Piazza dei Miracoli a partir da Via Bonanno Pisano


Atravessando o portão da muralha

Uma vez atravessando a muralha, demos de cara com a beleza dos monumentos da Piazza dei Miracoli, em ordem: o batistério, a catedral e, atrás desta, a torre. Em torno dos três, um bem cuidado gramado verde, no qual o turista, obviamente, não deve pisar.  E, ao logo do caminho que beira o gramado, uma multidão de turistas tentando tirar a clássica foto amparando a torre.

Primeira parada na Toscana
O Batistério


O Duomo e a Torre de Pisa


Foto para tirar onda porque não estávamos com saco para ficar tirando a foto clássica! rsrsrs

Chegando mais próximo da torre

E olha que já era fim de tarde, quando as muitas excursões que visitam o local já tinham partido e, mesmo assim, o número de turistas ainda era muito grande.

A perspectiva em relação à escultura ajuda a perceber o quanto a torre é mesmo inclinada

Conseguindo sair na foto sem ninguém ao lado


Após algumas fotos de um ponto mais distante, nos aproximamos da torre para apreciá-la mais de perto. Com oito andares, o monumento encanta por sua bela arquitetura e fascina pela sua inclinação que faz parecer que ela pode cair a qualquer momento. Mas calma! Ela está em pé desde a sua construção, iniciada em 1173. Sua inclinação deve-se à fragilidade do solo onde foi fincada a sua curta fundação. Devido ao trabalho de engenheiros ao longo dos séculos, a inclinação não se agravou e a torre permaneceu em pé.

Aproximando-se da torre

Apreciando o topo da torre


Linda demais

Se você não quiser apreciar a torre apenas por fora, pode também optar por conhecê-la por dentro, subindo os 251 degraus até o seu topo. Mas, embora a visita à Piazza dei Miracoli seja gratuita, a entrada no campanário é paga e custa, atualmente, 18 euros. Se quiser evitar as filas e garantir a sua subida, pode realizar a compra online, marcando-se a data e a hora da visita. A venda online pode ser feita entre o máximo de 20 dias e o mínimo de 1 dia antes da data da visita. 

Como havíamos acabado de chegar de viagem, estávamos cansados e optamos por não subir na torre. Continuamos, então, apreciando os demais monumentos do espaço público, como a catedral e o batistério. Se quiser visitar o interior da primeira, não precisa pagar por ingresso, mas é necessário pegar um ticket gratuito (na bilheteria local) com horário marcado para a entrada. Caso você tenha adquirido um ingresso para entrar na torre, pode utilizá-lo para entrar na catedral a qualquer momento. 

Já para entrar no Batistério, paga-se apenas 5 euros (compra que também pode ser feita online), podendo-se também utilizar o ingresso para visitar a catedral sem hora marcada.

O bem cuidado gramado em torno da torre




A estátua da loba que alimentou Remo e Rômulo, um dos mitos mais populares da Itália


A fachada do Duomo





O interior da catedral








A visita à torre e ao batistério ocorre diariamente das 8 às 20 horas. Já a entrada na catedral é permitida das 10 às 20 horas. De 17 de junho a 31 de agosto, a subida na torre é permitida até às 22 horas. Já no dia 16 de junho, a torre fecha mais cedo, às 17:30h.

Nós ficamos um bom tempo caminhando pela Piazza dei Miracoli, fotografando e apreciando a magnitude da arquitetura dos três monumentos que formam um magnífico conjunto histórico no centro de Pisa.

O topo da torre visto da lateral do Duomo


A parte interna da muralha vista a partir da parte externa do Batistério

Espero poder retornar algum dia para poder subir na torre inclinada e apreciar a praça e a cidade do alto. Assim como também para poder conhecer um pouco mais de Pisa, não se restringindo apenas à sua famosa torre. 

Se, diferente de nós, você não estiver de carro e for chegar à Pisa de trem, pode pegar um táxi da estação ferroviária até a Piazza dei Miracoli. A Pisa Centrale fica a cerca de 2 Km da torre e você pode também seguir caminhando se quiser economizar, aproveitando, assim, para ir conhecendo a cidade. 

Outra opção é o ônibus conhecido com LAM Rossa, cujo número 4 parte da estação de trem e vai até a Piazza Arcivescovado, que fica ao lado da Piazza dei Miracoli oposta à muralha que citamos no início do post e quase de cara com a torre.

Localização da Piazza Arcivescovado. percebam que ela já fica de cara com a Torre de Pisa
Caminho que liga a torre ao lado oeste da Piazza dei Miracoli por onde também se pode acessar o local

Considerando a proximidade de Pisa com Florença, você pode, tranquilamente, fazer um bate-e-volta de trem a partir desta última. Ou, então, recorrer às excursões diárias, que partem da capital da Toscana, com alguma agência de turismo.

Como dica final, sugiro que você deixe para fazer a visita ao final da tarde, como nós fizemos. Mesmo com muitos turistas, este número ainda será bem menor do que em um horário mais cedo, coincidente com as excursões vindas de Florença.



OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

.



Nenhum comentário:

Postar um comentário