Menu

sábado, 28 de julho de 2018

Cinco perguntas sobre o Atacama

Sempre tive um certo fascínio pelas fotos que via do deserto mais árido do mundo e, por conseguinte, sempre nutri um desejo de conhecer esta parte do norte do Chile. Mas foi apenas na minha terceira visita ao país que, enfim, tive a chance de ir ao Atacama. E as paisagens, realmente, fizeram jus ao meu imaginário.

Porém, antes de ir, é  necessário se preparar e tirar algumas dúvidas sobre a região. Por isso, resolvi escrever este post respondendo a cinco dúvidas que eu mesmo tive antes de embarcar para o deserto. Já expliquei como chegar ao Atacama em outro post.

01. Qual a melhor época para visitar o Atacama?


Na verdade, não há uma ápoca ideal, já que o clima não varia tanto ao longo do ano. A probabilidade de chuva é baixa (motivo para ele ser o deserto mais árido do mundo) e, como é comum em áreas desérticas, a temperatura varia bastante do dia para a noite, independente da época do ano. Desta forma, sempre fará mais frio à noite em qualquer mês do ano, com quedas que podem chegar abaixo de zero graus Celcius após o por do sol (especialmente, durante o inverno).  

Obviamente, a temperatura será mais baixa nos meses de inverno (entre junho e agosto). No entanto, dificilmente, ela cairá abaixo dos 20 graus durante o dia. 

Sendo assim, o indicado é sempre levar um casaco para se usar à noite seja no verão seja no inverno. Caso queira fazer o passeio aos Gêiseres del Tátio, que saem de madrugada, será necessário se agasalhar bem. 

Vale ressaltar, ainda, que mesmo a probabilidade de chuva sendo baixa durante o ano todo, as poucas chuvas costumam se concentrar entre janeiro e fevereiro, de modo que, caso você programe sua viagem para esta época, poderá acabar pegando chuva.

Outro ponto importante a ressaltar é que, durante o inverno, é muito comum que uma das atrações mais desejadas do Atacama, as Lagunas Altiplânicas, seja fechada para visitação. Isto porque a área em torno das lagunas ficam repletas de neve (isto mesmo! Existe neve no deserto!).

Ainda pegamos um pouco de neve na região das Lagunas Altiplânicas.

Nós viajamos ao Atacama no mês de setembro e, segundo a agência com a qual fechamos o passeio, as Lagunas Altiplânicas haviam acabado de reabrir para a visitação. Demos sorte porque era um dos passeios que mais queríamos fazer e acabou sendo o que mais gostamos.

02. Onde se hospedar?

Claro que um local tão extenso e tão visitado quanto o Atacama teria um local onde se concentram as hospedagens na região: a pequena cidade, ou melhor, o pequeno vilarejo de San Pedro do Atacama. É lá que você irá procurar o seu hotel ou hostel, com a vantagem de nunca estar muito longe do centro, considerando o tamanho do lugar.

Obviamente, há hotéis e hostels um pouco mais afastados, mas nada que poucos minutos de caminhada não resolvam. Se fizer questão de caminhar o mínimo possível, reserve o hotel mais próximo possível da rua Caracoles. É nela ou no seu entorno que se concentram os restaurantes, as agências de viagem, as casas de câmbio e as lojinhas de souvenirs.

Caracoles, a aprincipal rua de San Pedro do Atacama

Há hostels e hotéis para todos os bolsos, com valores de diárias que variam de 150 a mais de 1000 reais. Obviamente, estes últimos oferecem mais conforto, embora, particularmente, eu não ache que valha à pena gastar tanto em hospedagem por lá, já que, em muitos dos dias, você passará a maior parte do tempo em algum tour pelo deserto. No entanto, há quem prefira um certo conforto para descansar entre um passeio e outro ou até mesmo tomar um banho de piscina para se refrescar enquanto aguarda a saída do próximo tour.

Nós nos hospedamos no Vicuña Lodge, um hotel simples com quartos privativos e confortáveis. A recepção, localizada na garagem do local é um pouco bagunçada e assusta no início, mas achamos o quarto ótimo. O WiFi funcionou bem e o café da manhã era decente. Para chegar à rua Caracoles, caminhávamos cerca de 600 metros.

03. Que cuidados ter com a saúde ao visitar o Atacama?

Como todo deserto a ser visitado, o Atacama exige, obviamente, que o turista utilize protetor solar para se proteger do sol. Óculos escuros, protetor labial e colírio (para evitar o ressecamento dos olhos) também podem ser úteis.

Mas uma das principais particularidades do Atacama em relação a outros desertos é a altitude e, assim, o turista pode acabar sendo vítima do indesejável "mal da altitude". Na verdade, San Pedro do Atacama nem é tão alto assim (fica apenas a 2.400 metros acima do nível do mar). Mas alguns tours pelo deserto podem ultrapassar os 4 mil metros, como a visita: às Lagunas Altiplânicas, aos Gêiseres del Tatio, ao Salar de Tara e ao Vulcão Lascar. Recomenda-se, portanto, que a visita a estes locais não seja feita logo no primeiro dia.

Na verdade, para se evitar os sintomas das altas altitudes, como dor de cabeça, falta de ar e náuseas, é preciso maneirar nos primeiros dias, escolhendo passeios mais tranquilos e a uma altitude compatível com San Pedro. Uma vez seguindo para lugares mais altos, deve-se evitar esforço excessivo e bebidas alcoólicas. 

Não tivemos problema com o "mal da altitude" quando visitamos as Lagunas Altiplânicas. Mas não posso dizer o mesmo do primeiro dia de travessia até Uyuni, quando passamos os 5 mil metros.

04. Como reservar os passeios?

Como falei acima, é na rua Caracoles que você encontrará a maioria das agências de viagens que têm sede em San Pedro do Atacama. E não são poucas, de forma que você pode ficar um pouco confuso na hora de escolher alguma.

A primeira dica que dou é: feche todos os passeios com uma única agência. Pois, neste caso, as agências costumam dar um desconto no valor total. Claro que não posso garantir que todas farão isso. Então, acho que vale à pena perguntar sobre isto antes de fechar. A nossa, a Cruz Andina, ofereceu o desconto, que foi muito bom e deu uma boa aliviada no nosso bolso.

Escolhemos a Cruz Andina por indicação de um amigo. E é sempre recomendado que você busque informações prévias sobre a agência que irá reservar para não escolher às cegas. O serviço da agência era simples, sem exclusividade e com um preço atrativo. Mas há agências que oferecem passeios mais exclusivos e transportes com mais conforto (a Ayllu é bastante elogiada na internet). Então, é preciso pesquisar sempre o que será mais custo-efetivo para você.

Também é importante checar o itinerário de cada tour para se certificar se um determinado lugar que você quer muito conhecer estará mesmo no roteiro. Nós, por exemplo, queríamos muito conhecer Piedras Rojas durante o passeio pelas Lagunas Altiplânicas, mas nem todas as agências incluíam o local nos seus tours na época. Felizmente, a Cruz Andina incluía e acabou sendo o nosso passeio preferido no Atacama. Pena que, no momento em que escrevo este post, a visita a Piedras Rojas está fechada por tempo indeterminado devido ao risco ambiental ao qual turistas irresponsáveis estavam submetendo o local.

Outra dica: se tiver alguma restrição alimentar, informe à agência, já que alguns passeios incluem café da manhã e almoço. A nossa agência se certificou de fornecer a refeição vegetariana de Técio. Mas não sei se esta é uma prática comum a todas as agências nem se elas estão adaptadas para toda e qualquer restrição alimentar.

E se você está pensando: será que dá para fazer os passeios por conta própria em um carro alugado? Minha resposta, depois de ir, é: sim! Pelo menos para os lugares em que fomos, é perfeitamente possível, pois há estradas pavimentadas, há sinalização e nós vimos alguns turistas com seus carros visitando os mesmos locais que nós!

A princípio, bate aquele medo: estaremos em um deserto enorme e todos fazem passeios guiados. É mais seguro! Mais seguro até que é. Afinal, sempre há aquele risco do carro quebrar e você não ter sinal de celular para se comunicar. Mas, da próxima vez que for ao Atacama, correrei este risco, para, assim, evitar ficar dependendo de tour guiado que te impede de administrar seu próprio tempo.

Obviamente, não temos como afirmar que é seguro ir dirigindo por conta própria para todos os passeios. Por exemplo: não visitamos as Lagunas Escondidas nem o Salar de Tara. Mas para o Valle de La Luna e as Lagunas Altiplânicas, vimos que dá sim para ir dirigindo. Já para o Tour Astronômico, acredito que não tem como até porque ele parece ser todo organizado em torno das agências.

Mas claro que as agências têm suas vantagens, como livrar o turista de qualquer responsabilidade extra e saber antecipadamente quais áreas do deserto estão fechadas para visitação. Embora você, mesmo com o carro alugado, possa entrar em alguma agência e se informar se algum dos locais em que pretende ir está fechado.

Em resumo, pese os prós e contras, e decida o que funciona melhor para você: fazer todos os tours guiados ou escolher alguns para fazer por conta própria. Se for alugar o carro, há locadoras no aeroporto de Calama, por onde se chega de avião no Atacama.


05. Que passeios escolher?

Este é um tópico extremamente pessoal e dependente do número de dias que você tiver disponível no deserto. Se tiver de 4 a 5 dias, você conseguirá fazer a maior parte dos passeios. Se tiver menos dias, de 2 a 3, terá que escolher aqueles que mais te chamam a atenção. E se tiver uma semana inteira, ainda poderá incluir a travessia até Uyuni, retornando para San Pedro do Atacama, como já explicamos aqui.

No nosso caso, tivemos apenas 2 dias, já que resolvemos utilizar os outros dois dias que teríamos disponíveis para fazer a travessia até o Salar de Uyuni, ficando na Bolívia e não mais retornando até o Atacama. Foi uma escolha difícil, já que tivemos que deixar de fora vários passeios que queríamos fazer, como o Salar de Tara, as Lagunas Escondidas e as Termas de Puritana.

Abaixo, listo os principais passeios oferecidos pelas agências no Atacama:

1. Valle de la Luna: passeio que costuma ocorrer na metade final da tarde, finalizando com o por do sol no deserto. Pode ser feito no mesmo dia de algum passeio que ocupe apenas uma manhã ou no dia da sua chegada, caso chegue a San Pedro pela manhã ou logo após o almoço. Não costuma incluir refeição.

Valle de la Luna


2. Lagunas Altiplânicas: passeio que costuma ocupar quase todo o dia (verificar horários de acordo com cada agência) e visita as Lagunas Miscanti e Miñiques (para acessá-las é preciso pagar 3000 pesos chilenos, não incluso no valor do tour). Muitas agências têm associado as surreais Piedras Rojas, que foi nosso local preferido da viagem, ao tour. Em geral, este passeio inclui café da manhã e almoço. Algumas agências incluem também a visita à Laguna Chaxa (onde se pode ver flamingos), cujo acesso inclui uma taxa adicional de 2500 pesos chilenos.

A impressionante Piedras Rojas


3. Salar de Tara: passeio de um dia inteiro, já que a distância percorrida será grande. Inclui café da manhã e almoço. Gostaria muito de ter feito, mas, infelizmente, não foi possível.

4. Lagunas Cejar e Tebinquinche: tour que se inicia na metade final da tarde, finalizando à noite, após o por do sol. Como inclui banho nas lagunas com alta concentração de sal (permitindo a sensação de flutuar mesmo contra a vontade), é importante levar roupa de banho. Mas também deve-se levar roupa para o frio, já que, ao final, já após o sol se por, a temperatura cai bastante. Para se entrar na laguna Cejar cobra-se uma taxa de 15000 pesos e, para se entrar na Tebinquinche, uma taxa de 2000 pesos (não inclusos no tour). Como já havíamos, no mesmo ano, visitado o Mar Morto, optamos por não fazer este tour.

5. Geyseres del Tatio: passeio que se inicia de madrugada e costuma finalizar entre 12:30 e 13 horas. Pode-se, portanto, combinar com a visita ao Valle de la Luna ou à Laguna Cejar. Como se inicia de madrugada, você, provavelmente, pegará as temperaturas negativas do deserto, de forma que é importante ir bem agasalhado. Mas se vista em camadas, pois, ao longo da manhã, a temperatura vai aumentando. Como inclui também banho termal, leve roupa de banho. Costuma incluir café da  manhã. E paga-se 10.000 pesos chilenos pelo ticket para acessar a área dos gêiseres. Como já visitaríamos um gêiser durante a travessia até Uyuni, optamos por não incluir este passeio.

6. Termas de Puritana: passeio de cerca de 4 horas e meia, que pode ser feito tanto pela manhã quanto à tarde. Deve-se levar, obviamente, roupa de banho. Nem toda agência inclui refeição e deve-se pagar 15.000 pesos chilenos para entrar nas águas termais, não incluso no valor do passeio.

7. Lagunas Escondidas de Baltinache: inclui a visita a pequenas lagoas no meio de um salar. Pode ser realizado tanto pela manhã quanto à tarde e deve-se levar roupa de banho. Cobra-se uma taxa extra de 5000 pesos chilenos pela entrada. Costuma incluir almoço e, no horário da manhã, o desjejum.

8. Valle del Arcoíris: passeio de apenas um turno, havendo opções tanto pela manhã quanto à tarde e cobrando uma taxa extra de 3000 pesos chilenos para se visitar uma área com inscrições rupestres em pedras. Algumas agências incluem lanche.

9. Vulcão Lascar: tour para os mais aventureiros, já que inclui uma subida até o topo do vulcão ainda ativo. Acredito que não deve ser uma subida fácil, já que é feita em uma região de alta altitude, já começando a mais de 4 mil metros acima do nível do mar. Costuma ser o tour mais caro oferecido pelas agências. Dura o dia inteiro e a subida costuma ser feita entre 2 a 3 horas.

10. Tour Astronômico: considerando a ótima visibilidade das estrelas a partir do Atacama (não à toa, vários observatórios internacionais têm base por lá), um tour que ficou famoso no deserto foi o passeio para ver a lua e as estrelas a partir de um telescópio, enquanto se tem explicações sobre astronomia e como os antigos povos andinos incorporavam este conhecimento a sua cultura. Fizemos e adoramos. Como vantagem, você pode fazer o passeio no mesmo dia da maioria dos outros citados anteriormente (exceto aqueles que terminam em torno das 20 horas, como o da Laguna Cejar). Não costuma incluir refeições.

Vale ressaltar que nem todas as agências fazem todos os passeios, embora alguns mais clássicos como o Valle de la Luna, as Lagunas Altiplânicas e os Gêiseres del Tatio sejam realizados de forma quase universal. Percebam também que, na maioria dos passeios, há taxas extras a serem pagas que devem entrar no orçamento. E é preciso pesquisar bem entre as diferentes agências, pois os valores dos tours podem variar bastante. Algumas agências que oferecem melhores refeições e transporte podem até cobrar o dobro do preço de outras.

De qualquer modo, espero que você tenha mais tempo por lá do que nós para facilitar a sua escolha. Confesso que foi muito difícil optar. Sempre que víamos foto dos lugares visitados em algum passeio, queríamos fazer. Infelizmente, nem sempre é possível conhecer tudo numa mesma viagem.

E você? Que passeios vai querer fazer?




OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem.

2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário