Menu

sábado, 9 de abril de 2016

Como ir do aeroporto ao centro de Hong Kong

Um dos maiores elogios que posso fazer a Hong Kong diz respeito a sua excelente infraestrutura, de dar inveja a qualquer país desenvolvido. E esta característica marcante da cidade se reflete diretamente no sistema de transporte público, que, de forma eficiente e organizada, te deixa em praticamente qualquer atração turística de Hong Kong, além de permitir uma conexão prática entre o aeroporto e o seu local de hospedagem na cidade. Uma mão na roda para qualquer turista.

Possuidora de um aeroporto que era considerado um dos mais perigosos do mundo, devido a sua inconveniente localização, Hong Kong logo resolveu este problema construindo uma ilha artificial (ao lado da Ilha de Lantau), sobre a qual colocou o seu novo e moderno aeroporto.

Aeroporto de Hong Kong, visto a partir do teleférico que nos leva a um dos principais pontos turísticos da cidade: o Grande Buda na Ilha de Lantau

E o maior inconveniente do novo projeto, a longa distância do aeroporto até o centro da cidade, foi resolvido com a introdução de um prático sistema de transporte que leva os passageiros diretamente para o centro da cidade.

Em resumo: ao desembarcar, você pegará um trem (o Airport Express) que, em menos de 30 minutos, te deixará na estação escolhida, a partir da qual sairá um ônibus que te levará até a porta do seu hotel.


Isso mesmo: dependendo do hotel no qual você se hospede, é possível ser deixado na porta do mesmo apenas utilizando o sistema de transporte da cidade. Para isso, você precisa checar os diferentes hotéis contidos na lista de paradas das diversas linha de ônibus conectadas com o Airport Express. Neste link, é possível ter acesso a esta lista e, então, verificar se o seu hotel é abrangido por algumas das linhas. Cheque também o horário de funcionamento das diferentes linhas e a frequência de saída dos ônibus.

No nosso caso, estávamos hospedados no Metropark Hotel Kowloon, que é uma das paradas da linha K5. Perceba que esta linha sai da Kowloon Station, de modo que esta, portanto, foi a estação na qual tivemos que descer do trem. E note também que as linhas se distribuem em apenas duas estações: a Kowloon e a Hong Kong Station, de forma que você descerá em uma das duas, de acordo com a linha de ônibus que parar no seu hotel.

Para pegar o trem no aeroporto, não há mistério, sendo mais simples do que você possa imaginar:

1. Encontre a bilheteria do Airport Express, que se localiza, estrategicamente, ao final do corredor que dá acesso ao saguão de desembarque, de forma que o passageiro, inevitavelmente, passará por ela. Não tem erro.

Bilheteria do Airport Express

2. Compre os tickets diretamente com o funcionário da bilheteria. O valor dos diferentes tipos de tickets, que varia de acordo com o tipo de viagem (se ida-e-volta ou sentido único) e a estação de desembarque (um pouco mais caro para quem vai até a Hong Kong Station, por ser um pouco mais longe do que a Kowloon Station), pode ser visto neste link. E esteja ciente de que o serviço, como tudo em Hong Kong, não é barato.



Nossos tickets. Perceba que há a indicação group of 3, o que os tornou mais baratos
3. Siga as placas que sinalizam a plataforma de embarque do trem. Esta se localiza no mesmo andar do desembarque, não muito distante da bilheteria. Tudo é muito bem sinalizado, não tendo como se perder.





4. Guarde as bagagens no local apropriado do trem (ver na foto abaixo), acomode-se nas confortáveis poltronas e acompanhe o indicador das próximas paradas que vai mostrando quanto falta até a próxima estação. Saindo do aeroporto, o trem irá parar, em ordem, nas seguintes estações: Tsing Yi, Kowloon e Hong Kong Stations. Para chegar a estas duas últimas (que são a de real interesse para os turistas) gasta-se 22 e 24 minutos, respectivamente.






5. Desembarque na estação escolhida e siga as placas que indicam o Airport Express Shuttle Bus para encontrar a plataforma de embarque da sua linha de ônibus. Tudo aqui é também muito bem sinalizado. Chegando ao local de embarque, você, facilmente, identificará o local de espera para a sua linha (veja foto abaixo).






Local de espera da linha K2 (não tem como não ver)




6. Entre no ônibus que te deixará na porta do seu hotel. Talvez seja preciso mostrar o ticket do Airport Express ao motorista, embora ninguém tenha nos pedido para mostrar nada. Não se paga nada a mais para utilizar o ônibus. 



7. Desembarque do ônibus na porta do seu hotel. Simples, prático e eficiente!!

E, caso o seu hotel não seja abrangido pelo Airport Express, você pode seguir de trem até a estação mais próxima da sua hospedagem e, de lá, pegar um táxi. Além disso, caso você chegue a Hong Kong de madrugada, também será necessário fazer uso do táxi já desde o aeroporto, uma vez que o horário de funcionamento do trem vai de 5:54 às 0:48h.

Para retornar ao aeroporto, basta fazer todo o caminho inverso, aguardando o ônibus da Airport Express na porta do seu hotel e seguindo até a estação, onde você poderá comprar novamente o ticket e seguir de trem até o aeroporto. Algumas companhias aéreas já tem um local para check-in na própria estação de trem, sendo possível, inclusive, já despachar a bagagem antes de embarcar no trem.

Sem dúvida, essa eficiente chegada à cidade nos deixou com uma boa impressão inicial de Hong Kong.

OBS:

1. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio

2 comentários:

  1. Obrigada. Foi muito útil. Estou indo para Hong Kong sozinha e estava preocupada mas sua explicação foi impecável.

    ResponderExcluir