Menu

domingo, 30 de agosto de 2015

Como visitar Machu Picchu por conta própria

Neste post pretendo apresentar o passo a passo para quem estiver planejando uma visita a Machu Picchu, desde a compra do ingresso até o melhor meio de transporte para se chegar lá por conta própria. Já para aqueles que preferem contratar alguma agência de viagem e deixar tudo por conta dela, há várias opções na própria cidade de Cusco, onde se pode adquirir o ingresso e garantir um ônibus turístico com guia que o levará num bate-e-volta até Machu Picchu. Mas fica a lembrança: a cidade perdida não fica tão perto de Cusco e ir e voltar no mesmo dia, além de cansativo, limitará bastante seu tempo num dos lugares mais fantásticos do mundo.





01. Comprando o ingresso

A forma mais prática de adquirir o ingresso para Machu Picchu é o comprando ainda em casa, pela internet. Além de garantir sua visita, uma vez que há um número restrito de visitantes por dia, você evita o estresse de ainda ter que conseguir o ingresso quando chegar em Cusco. E, se você estiver indo na época de alta temporada, entre maio e setembro (devido a baixa precipitação pluviométrica), recomendo fortemente que você compre seu ingresso com antecedência.

Para isso, basta acessar o site oficial: http://www.machupicchu.gob.pe/

Logo no canto superior direito da página, você deverá selecionar a opção Machu Picchu e, logo depois, o tipo de tour que pretende realizar. Aqui existem as seguintes opções: 

A) Machupicchu: exclui a visita ao museu e a subida à montanha de Huaynapicchu. É a opção mais barata e a ideal para quem não tiver o dia todo disponível no local. Lembre-se que a cidade perdida é grande e tem muita coisa a ser explorada. No nosso caso, como teríamos que pegar o trem de volta a Cusco às 16h, optamos por esta opção (e olhe que começamos a visita logo cedo, uma vez que dormimos em Aguas Calientes). Custo: 128 soles peruanos.

B) Machupicchu + Museu: exclui a subida à Huayanapicchu. Custo: 150 soles peruanos.

C) Machupicchu + Huaynapicchu: inclui a subida à famosa montanha que costuma aparecer nas fotos clássicas de Machu Picchu. No seu topo, você terá uma incrível vista da cidade perdida e da região. Se for escolher esta opção, tenha em mente que a subida é íngreme e, em alguns trechos, escorregadia. Para quem estiver indo no período chuvoso, lembre-se que a montanha pode estar toda encoberta, podendo, inclusive, ser fechada dependendo do tempo. Custo: 152 soles peruanos.

Uma vez escolhido o tipo de tour que irá fazer, você deve selecionar a data em que pretende visitar o local. Aparecerá, então, a disponibilidade de visitantes para aquela data específica. Mas lembre-se, o site só costuma mostrar a disponibilidade para os 4 meses seguintes. Caso você esteja fazendo a pesquisa com mais de 4 meses de antecedência, a compra pode ainda não estar disponível.

Abaixo, um print de uma simulação de compra para um dia aleatório, mostrando a disponibilidade de ingressos para esta data específica. Se você quiser saber quantos ingressos ainda restam à venda em uma determinada data, basta clicar na aba consultas que aparecerá um calendário do mês desejado com esta informação para cada dia da semana.



Agora, logo abaixo de cantidad, você deve especificar quantos ingressos quer comprar e, então, clicar em Paso 2 (na parte inferior da tela). A janela mudará para a seguinte:



Digite os dados de identificação solicitados e, então, clique em Paso 3. Na nova tela, você deverá aceitar os termos e condições e clicar em Gerar Reserva:



Um número de reserva será gerado. Salve este número. A partir daqui, você poderá já pagar o valor do ingresso ou manter a reserva e pagar posteriormente.



Para efetuar o pagamento, basta clicar na aba pagos, localizada logo ao lado da aba reservas. Aparecerá um campo, no qual você deverá digitar o número de reserva gerado anteriormente e, então, clicar em pagar. Aqui vale uma importante ressalva: o site aceita apenas pagamentos com cartões de crédito da bandeira Visa. E o seu cartão deve estar cadastrado no sistema de segurança bancário: Verified by Visa.



Uma vez efetuado o pagamento, você deverá imprimir o ticket. Para isso, clique na aba check-in e, no campo que surgirá, digite o código de reserva. Agora é só levar o ticket no dia da sua visita e aproveitar!!

02. Chegando em Machu Picchu

Uma vez estando em Cusco, você deve seguir viagem até Aguas Calientes, cidade base para se chegar em Machu Picchu. Recomendo, fortemente, que você se programe para dormir em Aguas Calientes na véspera de sua visita à cidade perdida. Desta forma, você estará mais descansado e terá também mais tempo para explorar Machu Picchu.

A forma mais prática de se chegar em Aguas Calientes é de trem.  Para isso, você pode ir direto a partir de Cusco (partindo da Estação de Poroy), um trajeto que dura um pouco mais que 3 horas, ou a partir de Ollantaytambo, em um trajeto de cerca de 2 horas. Esta última opção é ideal para quem pretende conhecer Ollantaytambo. Uma vez chegando lá com ônibus turístico, basta permanecer na cidade e já pegar o trem para Aguas Calientes, onde você já chegará a noite, podendo dormir e descansar para aproveitar Machu Picchu logo no dia seguinte. Foi a opção escolhida por nós e que se revelou super prática. Há diversos horários de trem saindo de Ollantaytambo. Recomendo que você escolha algum já a noite para permanecer um tempo na cidade mesmo após terminado o tour pelo sítio arqueológico.

Compramos as passagens de trem no site da empresa Peru Rail. Outra opção de empresa é a Inca Rail. Vale comparar preços e horários entre as duas. E lembre-se que, na hora de escolher o destino no site, não irá aparecer a opção Aguas Calientes, mas sim Machu Picchu. Independente, o trem o deixará  na cidade de Aguas Calientes mesmo.

Para comprar as passagens online: https://www.perurail.com/ ou http://incarail.com/

A viagem de trem é confortável e não deixa nada a desejar aos trens europeus. Há serviço de bordo, com opções de refrigerantes, sucos e café acompanhados de um muffin, sem custo adicional. Infelizmente, não há wifi nem tomadas para recarregar baterias de celulares e tablets. E, infelizmente, as passagens não são baratas. De todos os meus gastos no Peru, este foi o único que considerei caro e acima da média.

Estação de trem em Ollantaytambo


A partir de Aguas Calientes, o acesso a Machu Picchu, que se localiza no topo de uma montanha, deverá ser feito de ônibus. Mas não se preocupe: há diversos ônibus fazendo o trajeto nos dois sentidos ao longo do dia, com saídas de 10 em 10 minutos a partir das 5:30 da manhã, com a última subida às 15:30, uma vez que o acesso a Machu Picchu costuma fechar às 16h. O trajeto dura cerca de 30 min e custa 19 dólares ida e volta. O ônibus te deixa na porta de entrada para a cidade perdida e pode ser pego de volta, a qualquer horário, no mesmo local (não precisa determinar a hora da volta ao comprar a passagem). A compra pode ser feita diretamente na estação de ônibus de Aguas Calientes que é facilmente encontrada, considerando o pequeno tamanho da cidade. Para melhor se localizar, a estação de ônibus fica bem próxima à estação de trem. Caso você chegue à cidade na véspera, recomendo que compre a passagem assim que chegar para evitar as filas no dia seguinte. Foi o que fizemos, seguindo direto do nosso hostel até a estação, onde compramos a passagem para o dia seguinte sem fila alguma.

Vale lembrar que o acesso à Machu Picchu pode ser feito também a pé, através de trilhas que saem tanto de Águas Calientes quanto de Cusco. E logo na entrada da cidade perdida, há diversos guias oferecendo seus serviços para aqueles que estão chegando por conta própria. Optamos por não contratá-los. Acho que não teríamos paciência com um guia explicando todos os detalhes ao longo de todas as ruínas. Preferimos explorar sozinhos a cidade perdida, enquanto imaginávamos o que aquilo tudo representava para o povo inca. Mas se você faz questão de saber cada detalhes de cada ruína, acho que vale a pena.

Para retornar a Cusco, basta pegar o trem na estação de Aguas Calientes que te levará direto até a Estação de Poroy, localizada a cerca de 10Km da Plaza das Armas de Cusco. No nosso caso, como parte do trecho ferroviário estava em reforma, tivemos que descer do trem antes do nosso destino e seguir por cerca de uma hora e meia de ônibus. Neste caso, fomos deixados em uma estação bem mais próxima do centro de Cusco (e que, por sorte, ficava a poucos metros do nossos hotel). Na hora da compra online, fomos já informados que seria necessário concluir a viagem utilizando ônibus, considerando as obras na ferrovia.

Por fim, ressalto que valeu muito a pena ter conhecido Machu Picchu por conta própria, nos permitindo permanecer no local o tempo que achamos necessário, com mais liberdade e flexibilidade. Exige, obviamente, um planejamento prévio, mas que não chega a ser tão complicado se você seguir todos os passos com cuidado e organização.


OBS:
1. Os preços indicados neste post correspondem aqueles em vigência na época da viagem. Recomendo pesquisar novamente os valores das atrações na época da sua viagem
2. Este post não recebeu nenhum tipo de patrocínio



2 comentários:

  1. Fantástico! gostaria de saber suas experiências sublimes dentro da própria cidade perdida. =)

    ResponderExcluir
  2. No próximo post, descreverei exatamente isso!!!

    ResponderExcluir